REGULAMENTO RANKING MONTES CLAROS DE TÊNIS 2025 - FEMININO
PÚBLICO: Mulheres a partir de 10 a 14 anos de idade(com mínimo de 2 anos de experiência no tênis), cientes das regras deste Regulamento.
ORIENTAÇÕES INICIAIS: Não haverá presença de juízes dentro de quadra.
As Regras oficiais, assim como o Código de Conduta publicados no grupo do Ranking e Instagram serão obedecidas.
As partidas serão disputadas entre os meses de Junhoo e Novembro de 2025, podendo a ORGANIZAÇÃO alterar essas datas.
Os jogos poderão ser realizados em qualquer quadra de tênis de Montes Claros e região, desde que as duas tenistas estejam de acordo.
As bolas dos jogos serão de responsabilidade das atletas, que também em comum acordo decidirão que bolas usar.
INSCRIÇÕES E VALORES:
3.1) A cada rodada será cobrada uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) por participante. Esses valores são individuais e deverão ser quitados antes do sorteio de cada rodada. O valor inclui a gestão do Ranking, jogos, tabelas, chaveamento, e os jogos de duplas mensais
3.2) Será realizado em 1 sábado por mês, das 17:00 às 21:00, jogos em duplas, e será exclusivo para as inscritas no Ranking.
3.3) Formato de duplas: As duplas serão mescladas entre as categorias A e B ou B e C, conforme a quantidade de participantes, garantindo maior equilíbrio.
3.4) As quadras da 7POINT e da DROP SHOT oferecerão descontos nas locações para as partidas do RANKING MONTES CLAROS DE TÊNIS. Os tenistas deverão informar no ato da solicitação que se trata de partida válida pelo Ranking. O desconto será definido por cada quadra.
3.5) Em nenhuma situação (desistência, qualquer tipo de WxO etc.) haverá DEVOLUÇÃO DO VALOR pago.
3.6) Será permitida a inscrição da tenista em mais de uma categoria, desde que seja uma acima de seu nível técnico, EXCETO os tenistas da PRIMEIRA e da TERCEIRA Classe.
3.7) A partir da 3ª (terceira) rodada a atleta poderá jogar a categoria acima somente se estiver entre as 6 melhores classificadas da sua categoria.
CLASSIFICAÇÃO DAS JOGADORAS
4.1) A divisão será feita em PRIMEIRA, SEGUNDA e TERCEIRA CLASSE FEMININA, desde que haja quórum suficiente para a formação das categorias.
4.2) A inscrição será feita pela própria atleta, que deverá escolher a categoria que mais se adequa ao seu nível técnico atual.
Recomendamos os seguintes critérios orientadores:
• 3ª CLASSE: Mulheres com nível iniciante, mesmo que tenham mais tempo de prática. Atletas que ainda não têm experiência em competição.
• 2ª CLASSE: Mulheres com nível intermediário, que já possuem certa vivência em quadra, mas ainda em fase de desenvolvimento técnico.
• 1ª CLASSE: Mulheres com nível avançado, que já participaram de competições (torneios, rankings, etc.).
Importante: A organização se reserva o direito de sugerir alterações na categoria da atleta em caso de desequilíbrio técnico evidente, visando a justiça esportiva e a boa convivência entre as participantes.
Atletas entre 10 e 14 anos poderão participar desde que tenham no mínimo 2 anos e meio de experiência no tênis e com ciência formal dos pais ou responsáveis legais à organização.
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TORNEIO FINAL FEMININO:
5.1) As 6 primeiras colocadas de cada categoria do Ranking feminino (PRIMEIRA, SEGUNDA e TERCEIRA CLASSE) disputarão o torneio final, onde jogarão em duplas, no formato de jogo de grupo. Todas as duplas jogarão contra todas, em partidas de dois sets de 5 games, e em caso de empate, um super tie-break (10 pontos).
SORTEIO E REALIZAÇÃO DOS JOGOS:
6.1) Os sorteios dos jogos ocorrerão após finalização de todos os jogos da rodada, observado quórum mínimo de seis pessoas por CLASSE.
6.2) Após a primeira rodada, os jogos serão sorteados de acordo com a escada/tabela de classificação de cada CLASSE. O primeiro colocado poderá enfrentar até os cinco classificados abaixo dele, desde que não haja repetição de confrontos, assim sucessivamente.
6.3) As tenistas terão até 20 dias para marcarem seus jogos. Caso não o façam, a ORGANIZAÇÃO fará de acordo com a disponibilidades das quadras parceiras do Ranking (7POINT e DROP SHOT).
CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem:
1º Número de pontos;
2º Número de vitórias;
3º Confronto direto;
4º Saldo de games;
5º Sorteio.
Esses critérios de desempate serão analisados de acordo com a ordem acima, porém no caso do 3º CRITÉRIO (CONFRONTO DIRETO), caso haja empate entre três ou mais participantes, não será considerado.
PONTUAÇÃO:
Cada vitória valerá 100 pontos para o vencedor e o perdedor pontuará conforme a seguir. Pontuação dos perdedores: Placares de 9x0, 9x1 ou 9x2 o perdedor somará 50 pontos; Placares de 9x3, 9x4 ou 9x5 o perdedor somará 60 pontos; Placares de 9x6, 9x7 ou 9x8 o perdedor somará 70 pontos;
WxO o perdedor não pontuará;
WxO DUPLO nenhum dos jogadores somará ou perderá pontos.
WXO:
7.1) O resultado do WxO será considerado 9X0 (nove a zero);
7.2) WxO DUPLO: nenhum dos jogadores compareceram no dia e horário combinado do jogo. Ninguém pontua e também não sofre punição.
DESISTÊNCIA:
8.1) DA RODADA: é a situação onde o jogador comunica com antecedência a sua não participação no sorteio da rodada por qualquer motivo (contusão, viagem, doença, outros compromissos etc.). Não haverá nenhum tipo de punição. O jogador também não pontuará.
8.2) DO JOGO: o resultado da desistência durante o jogo por lesão, acidente, compromissos de urgência etc., será de acordo com o placar feito pelo desistente.
COMUNICAÇÃO E RESERVAS DE QUADRAS:
9.1) A comunicação da ORGANIZAÇÃO com os tenistas se dará por meio de WHATSAPP, INSTAGRAM E SITE oficial do RANKING.
9.2) As reservas de quadras serão feitas de acordo com as regras das quadras escolhidas para a realização dos jogos. É de responsabilidade dos jogadores, verificarem a situação e condições das quadras escolhidas.
COMISSÃO ORGANIZADORA:
10.1) Será composta por no mínimo três membros a serem definidos e divulgados nos meios de comunicação do Ranking.
10.2) Julgará quaisquer impedimentos para realização das partidas poderá prorrogar a data de realização de determinados jogos.
10.3) Poderá fazer alterações no regulamento no decorrer do Ranking 2025, desde que julgue necessário para o bom andamento do evento.
10.4) Terá o poder de decisão sobre quaisquer acontecimentos ou problemas que ocorram por omissão deste regulamento.